MISSA DOS SANTOS ÓLEOS(CELEBRAÇÃO DA UNIDADE)

em

A unidade para o bem da evangelização. Na tarde de ontem (27), a Catedral “Nossa Senhora Mãe da Divina Graça” recebeu cerca 40 padres da Diocese de Parnaíba para a celebração da Benção dos Santos Óleos.

O significado deste rito eucarístico relembra a instituição do sacerdócio por Cristo, a renovação das promessas presbiterais a efusão do Espírito Santo através da santificação dos óleos do batismo, crisma e unção dos enfermos. O bispo diocesano, Dom Juarez Sousa, presidiu a missa além do bispo emérito, Dom Alfredo Shaffler. Mais de 600 pessoas estiveram presentes.

Em sua homilia, Dom Juarez recordou as dimensões em que o sacerdote de hoje habita e a sua relação íntima com Jesus. Para ele, “o padre é pai, filho e irmão. Pai, para orientar e santificar sua comunidade. Ele é filho, pois o aprendizado que ele experimenta atinge justamente sua obediência a Cristo. E é irmão, pelo fato de caminhar junto com a Igreja rumo ao novo que é Jesus”.

O sentido dessa celebração eucarística trouxe o mistério sacerdotal de Jesus. O vigário da área pastoral “Nossa Senhora da Conceição”, de Brasileira, Pe. Antônio Nilson Gomes de Oliveira comentou a importância deste rito marcante para cada padre. “É especial porque é um fortalecimento da comunhão entre o presbitério, ou seja, com todos os padres de nossa Diocese com nosso bispo. É um fortalecimento dessa fraternidade e união presbiteral”.

Além da missa, o clero se reuniu pela manhã para uma espiritualidade e formação. O reitor do Seminário Menor Diocesano, Pe. Edimar Silva Lima esteve organizando toda a temática do evento. Segundo ele, toda reunião foi fundamentada no mistério de Cristo como sacerdote pascal. “Nós meditamos sobre a passagem da carta de São Paulo aos Hebreus, onde mostra a imagem de Jesus cabeça da Igreja. Nesse sentido, todos nós padres somos o corpo de Cristo e que vamos levar para mundo tudo aquilo que o próprio Senhor nos ensinou”, completou.

Marcos Santos

Deixe um comentário